Comportamento Espiritualidade

O Poder da Gratidão

Gratidão pelas pequenas coisas é o que vale mais. Essas pequenas coisas em conjunto que formam a completude da vida e exercitam a nossa humildade para aprender a reconhece-las e agradecer ao Divino. Em um mundo com diversas teorias sobre onde viemos, quem somos e o que temos que fazer, a única certeza inefável que temos é que somos apenas uma pequena partícula de tudo que está inserido no Todo, de acordo com a filosofia hermética. 

Valorizar as pequenas coisas é ter gratidão por aspectos tão corriqueiros que não nos damos conta de sua importância para o nosso dia-a-dia. Ter gratidão pelo teto em que moramos, pela ducha de água quente, pela cama e pelo travesseiro fofo, pelo cobertor para proteger do frio, pela roupa limpa, pela comida farta, pela nossa família que é parte preponderante na formação de nosso caráter, pela saúde física e por nossa capacidade mental, que nos permite refletir e discernir o que é construtivo e o que é destrutivo para nossa trajetória. 

Um ato ou palavra de gratidão não apaga o fato de que muitas pessoas têm muito pouco ou nada para sentirem-se gratos, porém, aqueles que tem, ao exalta-las, indiretamente enviam vibrações positivas para o universo e, consequentemente, essa energia é devolvida para os que mais precisam de motivos para sentirem gratidão. 

Hoje só consigo pensar o quanto me sinto grato, e agradeço por estar percorrendo essa jornada de autoconhecimento e adquirindo cada dia mais sabedoria para poder administrar meus infortúnios. Todos passamos por dificuldade, mas não podemos ignorar as coisas simples que temos a nosso dispor e, mais importante, dedicar a Deus esses privilégios. 

O poder da gratidão tem mais força a partir de uma crença de algo maior. Independente de qual concepção você tenha de Deus, lembre-se Dele sempre nos momentos de saúde, conforto e felicidade e não somente quando precisa de ajuda. Os ateístas também têm o direito de sentir gratidão, entretanto terão dificuldades de atribuir valor a acontecimentos e situações que fogem da percepção da normalidade e do mundano, geralmente classificando-as como mera coincidência, conceito no qual eu aprendi a não acreditar.

A verdade é que o Divino existe a despeito de qualquer descrença. Cada pessoa tem o seu momento certo para nutrir sua fé e Ele continuará a atuar sobre o universo propagando sua sublime essência como um portal de energia positiva e criativa que nunca cessará. A gratidão parte do princípio de que embora possuímos mérito por nossas conquistas, há sempre uma força superior que rege a vida e nos auxilia a cada passo rumo a evolução moral e intelectual.  

2 comentários

  1. Bela reflexão. Parabéns! Estamos todos interconectados. A gratidão por tudo que vivenciamos, exercitam nossa humildade, conforme você mencionou. A vida é bela, se podemos trabalhar o nosso interior e fazer a nossa parte, nossa reforma íntima.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: